A Between é uma associação sem fins lucrativos que promove a participação cívica dos cidadãos e sua missão é estabelecer parcerias credíveis para o desenvolvimento social.

Nasce de um grupo de pessoas de diferentes áreas profissionais, que decidiram, juntos, desenvolver ideias que podem contribuir para um mundo melhor.

Siga-nos nas nossas redes sociais!

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Instagram

CONTATO >

associacao.entretodos@gmail.com
Lisboa – Portugal

Assine nossa newsletter e fique a par do que fazemos!

© 2019 Between, Between é uma marca gerida pela Associação Entretodos

Orgulhosamente criado com Wix.com

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes. Sinta-se à vontade para arrastar e soltar em qualquer lugar em sua página. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e permitir que seus clientes saibam um pouco mais sobre você.

CIRCULOS DE CIDADANIA

PARCEIRO | ASSOCIAÇÃO DOS PAIS DA EB1 ARMANDO GUERREIRO
ANO | 2018/2019
SERVIÇO | FORMAÇÃO

Os "Círculos de Cidadania" são um projeto de educação não formal que visa promover a cidadania ativa e o conhecimento e a compreensão dos direitos das crianças.

A metodologia utilizada é uma adaptação do Children's Parliament, publicada pela organização NEIGHBORHOOD COMMUNITY NETWORK e iniciada na Índia pelo Padre Edwin Maria John em 1998.

Consiste em criar círculos de crianças e jovens que se envolvem ativamente no debate e buscam soluções para seus problemas. Atualmente, estabelece os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Agenda 2030.

Este trabalho foi agraciado com o Prémio UNICEF San Marino por Alexander Bodini para a melhor organização liderada por crianças para a ação dos direitos da criança em 2009. Atualmente, o Padre Edwin Maria Jonh é um conselheiro da ONU sobre esta questão e nosso mentor.

Essa metodologia estimula a construção de relacionamentos que permitem que as crianças expressem seus pensamentos, ideias e sentimentos. Permite que suas preocupações e opiniões sejam ouvidas, registadas e levadas em conta em nosso espectro social e político.

No ano lectivo de 2018/2019, estamos a realizar este trabalho cobrindo as turmas do 4º ano da EB.1 Armando Guerreiro, em Linda-a-Velha.

O projeto está sob a responsabilidade de Maria Coelho Rosa e Fernando Oliveira, em parceria com a Associação de Pais desta escola e intervém em dois aspectos:

  1. Diretamente com as crianças, realizando círculos territoriais semanais, nos quais são feitas consultas, questões debatidas, planos definidos e ações realizadas, em benefício do bem comum.

  2. Capacitar os adultos (professores e pais) com conhecimentos e habilidades para replicar a abordagem dos “Círculos das Crianças” em outros contextos e contextos.

A avaliação deste projeto é feita pelo ISCTE, liderado pela pesquisadora Maria Fernandes Jesus.

PARCEIRO