Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes. Sinta-se à vontade para arrastar e soltar em qualquer lugar em sua página. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e permitir que seus clientes saibam um pouco mais sobre você.
CONVERSAS EM CIRCULO
PARCEIRO | ASSOCIAÇÃO DOS PAIS DA EB1 ARMANDO GUERREIRO
ANO | 2018/2020
SERVIÇO | FORMAÇÃO
Este projeto de Educação para a Cidadania e de carácter não formal, consiste na concretização de círculos territoriais semanais com as crianças, nos quais são feitas consultas, debatidas questões, definidos planos e realizadas ações, em benefício do bem-comum.
Realiza ainda a capacitação de adultos (educadores) com conhecimentos e habilidades para replicar a abordagem do programa "Círculos de Cidadania" noutros locais e contextos.
Desde o ano letivo de 2018/2019, a Between tem realizado este projeto abrangendo as turmas do 4º ano da EB1 Armando Guerreiro, em Linda-a-Velha. Este projeto resulta de uma parceria entre a seguintes organizações:
-
Associação de Pais da Escola Básica Armando Guerreiro e Jardim de Infância José Martins – entidade promotora do projeto. A organização é responsável pela cedência dos facilitadores que estão a ser capacitados na metodologia e toda a articulação interinstitucional.
-
Between -. Responsável pela operacionalização do projeto e detentora do conhecimento da metodologia. Capacita adultos com conhecimentos e habilidades para replicar a abordagem dos "Círculos de Cidadania" noutros locais e contextos.
-
Agrupamento de Escolas – responsável pela cedência das instalações e parceiro estratégico, caso se verifique as condições para a escalagem do projeto a outras escolas.
-
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa – responsável pela monitorização e avaliação do projeto.
OBJETIVOS GERAIS
-
Promover a participação cívica de crianças
-
Capacitar adultos no âmbito da metodologia dos “Círculos de Crianças”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Melhorar o âmbito de participação das crianças: quando é que as crianças se envolvem e a que nível (consultivo, colaborativo ou liderado pelas crianças).
-
Melhorar a qualidade da participação: as intervenções devem ser transparentes, voluntárias, respeitosas, amigáveis, inclusivas, apoiadas pelos facilitadores, seguras e sensíveis ao risco de ferir sensibilidades, suscetíveis de ser avaliadas/ ser dado feedback.
-
Planear e desenvolver ações concretas.
-
Formar facilitadores na metodologia dos “Círculos de Cidadania”, capazes de replicar a iniciativa noutros locais e contextos.
IMPACTO ESPERADO
Aprender, desenvolver e aplicar as competências de:
-
Escuta ativa;
-
Trabalho efetivo em grupo;
-
Capacidade de planear e organizar;-
-
Resolução de problemas;
-
Comunicação e apresentação.
PARCEIRO
