CONTEXTO

RESOLVEMOS CRIAR IDEIAS PRÓPRIAS

JUNTANDO AS PESSOAS ÀS CAUSAS QUE CONTRIBUEM PARA UM MUNDO MELHOR

O mundo atual, globalizado, é facilmente suscetível a mudanças que afetam diferentes áreas da sociedade, como a comunicação, o comércio internacional e a liberdade de movimento. Mudanças de cenários, ainda que em espaços geográficos completamente diferentes, têm fortes repercussões, exigindo adaptações rápidas a novas realidades.

Simultaneamente, o aumento da população mundial e a contínua procura de crescimento económico obrigam a ter em consideração a limitação de recursos do planeta e a refletir sobre diferentes estratégias de desenvolvimento. 

Alinhados com esta perspetiva, em 2015, os 193 Estados-membros das Nações Unidas adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ser alcançado nos próximos anos. Todas as partes interessadas (governos, organizações multilaterais e diversos parceiros para o desenvolvimento) reconheceram que todos os atores, a qualquer nível, têm um papel importante a desempenhar para o êxito da agenda e para assegurar que se realizem progressos constantes e concretos até a prossecução dos seus objetivos.

 

Assim, torna-se primordial fomentar processos e programas de capacitação dos diferentes atores, com vista a alcançar um desenvolvimento sustentável mais eficaz. Urge a criação de comunidades mais resilientes, versáteis e saudáveis, preocupadas com o bem-comum e a sustentabilidade do planeta.

No entanto, criar e gerir um plano, envolvendo diferentes atores e visando um impacto que se pretende coletivo, requer uma organização independente, com profissionais com habilidades específicas, para servir de backbone e coordenar as agências e organizações participantes.


Esta organização deve assegurar:
• Agenda Comum para todos os parceiros - compartilhando uma visão de mudança
• Medição compartilhada - recolha de dados e medição consistente de resultados
• Atividades de reforço mútuo - atividades diferenciadas, embora coordenadas para a concretização e reforço de um plano de ação mútua.
• Comunicação contínua - é fundamental comunicação contínua e aberta entre os diferentes parceiros, a fim de construir confiança, garantir objetivos mútuos e avaliar a motivação comum.

A Between surge deste contexto. Da forte convicção de que congregando comunidades e os vários setores da sociedade, para a implementação de projetos de desenvolvimento social, à medida das possibilidades de investimento e dos recursos existentes, todos beneficiam.