FORMAÇÃO “CÍRCULOS DE CIDADANIA”

Formação Acreditada de Facilitadores para promoção da Participação

Curso de curta duração: 25h

Formato online

Dias: 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30 de Abril 2024

Público-alvo:

Educadores formais e não formais (Professores, Psicólogos e  Profissionais em contacto direto com Crianças e Jovens) 

Enquadramento

Esta formação destina-se a pessoas interessadas em integrar no seu quotidiano a promoção de uma educação para a cidadania e para o bem-estar. A ação formativa tem um forte enfoque prático e experiencial e o objetivo principal do programa é facultar ferramentas e desenvolver competências nos educadores para que estes possam transmitir às crianças e jovens valores como o autocuidado, a solidariedade, a empatia, o respeito, a tolerância, a responsabilidade e a participação cívica. 

Porquê?

A realidade que vivemos exige que sejamos capazes de nos organizar e apoiar de forma a dar resposta aos desafios que enfrentamos.

São exemplos a emergência climática, a crise energética, pandemia, conflitos políticos e sociais, perturbações que interferem com o bem-estar e a saúde mental dos indivíduos, entre outros.

Para tal, torna-se fundamental promover a participação de todas as pessoas ao privilegiar processos colaborativos, incentivando ao intersuporte, à emergência de uma inteligência coletiva e à inovação de respostas. 

A Educação formal e não formal é um veículo fundamental de transformação colaborativa desta realidade.

Neste âmbito, a metodologia “Círculos de Cidadania” assume-se como uma proposta que agiliza a criação de espaços seguros de participação e bem-estar e com esta formação pretende-se capacitar pessoas, em contacto direto com crianças e jovens, para serem facilitadores desta metodologia.

Objetivos

- Reflectir sobre o conceito de participação plena e a sua importância para o contexto contemporâneo, também como estratégia de promoção do bem-estar.

- Disponibilizar ferramentas de promoção de desenvolvimento pessoal, colaboração e ação conjunta.

- Analisar perfil e competências necessárias ao papel de facilitador de grupos em processos de participação.

- Identificar/ Distinguir as diferentes etapas de implementação dos Círculos de Cidadania e os processos que lhe estão associados.

- Identificar elementos necessários à constituição de uma rede de apoio local e os princípios a considerar para que a mesma possa ter um carácter colaborativo.

Programa formativo

Módulo 1: Introdução à Participação

- Contexto Atual

- Conceito de participação:

- Escada da participação,

- Participação enquanto estratégia de promoção de bem-estar,

- Desafios e condições necessárias para assegurar uma participação plena.

Módulo 2: Consciência de si

- Estratégias e ferramentas para tomada de consciência do indivíduo na relação consigo mesmo, com o outro e com o ambiente ao seu redor.

- Necessidades e emoções: aspetos base a considerar para uma Comunicação não Violenta. 

Módulo 3: Funcionamento de grupo

- Processos de desenvolvimento de grupo: acordos, criação e fortalecimento de vínculos, dinâmicas de grupo.

- O Círculo como metodologia e os seus princípios 

Módulo 4: Facilitação de grupo

- O papel, perfil e competências do facilitador de grupos

- Facilitação online: apresentação de ferramentas para facilitação online

Módulo 5: Ferramentas de criação colaborativa

- Método de Diagnóstico local

- Sociocracia como base para a criação de propostas coletivas e tomadas de decisão

- Aprofundamento de co-diagnóstico e planeamento de ações coletivas

Módulo 6: Avaliação e Rede de Apoio

- Avaliação de ações coletivas e consolidação de aprendizagens

- Formação de Rede de apoio (articulação Escola, Comunidade, Serviços de Saúde, Serviços Sociais)

  • Maria Coelho Rosa

    Psicóloga com mais de 20 anos de experiência na conceção, desenvolvimento e acompanhamento de projetos sociais multissectoriais e coordenação de equipas multidisciplinares. A esta experiência agrega uma perspetiva relacional resultante da sua prática clínica.

    Facilitadora de processos colaborativos e mentora de Facilitadores de espaços participativos.

    Investigadora e participante de projetos/ações sociais e de promoção da cidadania e bem-estar, em contexto nacional e internacional.

    Formadora acreditada:

    Nº Registo:CCPFC/RFO-41057/21

    Fundou a Associação Entretodos (Between).

  • Débora C. Timossi

    Facilitadora de metodologias colaborativas e design de futuros desejáveis com mais de 10 anos de experiência.

    Facilitadora e formadora de metodologias (e redes) internacionais como Art of Hosting e Dragon Dreaming com foco em inovação social e design colaborativo.

    Mentora de Facilitadores de processos colaborativos.

    Fundou e atuou com a Global Veins (até 2019) na educação não formal para cidadania planetária a educadores e jovens no Brasil.

    Formações em Yoga, Coaching Ontológico e Relações Internacionais.

Investimento

Valor: 350€/pessoa  

Condições de Pagamento: 50% do valor no acto da inscrição e 50% até 28 de Março de 2024 

Em caso de cancelamento até 7 dias antes da data de início da formação, devolvemos 50% do valor adiantado. Após este prazo não será devolvida a verba em causa.

*As inscrições são consideradas válidas após envio de comprovativo de pagamento mínimo para associacao.entretodos@gmail.com

Nome: Entretodos - Ass. Portuguesa de Parcerias para Desen. Social

IBAN: PT50004590714033623670717

Inês Vidigal

"Formação de muita qualidade e com um impacto extremamente positivo no trabalho que desenvolvo, pois conciliou de forma muito equilibrada e com uma abordagem muito competente, a vertente teórica - SM, Adolescência, filosofia subjacente à metodologia C.C,...,com disponibilização de um Manual de Apoio à Formação muito importante e útil ,e a vertente prática - simulação de situações que implicaram a aplicação da teoria, implementação de técnicas de dinâmica de grupos que apelaram à auto-reflexão, sentimentos de empatia, partilha de ideias/opiniões, identificação e seleção de problemáticas em pequenos grupos, elaboração de projetos,.... "

Rosa Coelho

"Para mim esta formação foi muito mais do que a aprendizagem de uma metodologia e esta metodologia não foi apenas uma ferramenta.

A formação foi uma descoberta no encontro com outros profissionais e um reencontro com o sentido para o trabalho que faço todos os dias."

Artur Correia

"Participar neste projeto formativo foi uma ponte segura com pilares de curiosidade e descobertas. Repetia de novo e recomendo.

Levei a vontade de criar sessões de sensibilização na área da saúde mental com recurso a mediadores expressivos (música). O que aconteceu em 2022 e 2023.

Sobre os grupos de supervisão em que participei foi uma escola de reflexão. "

Telmo Fernandes

"A formação dos círculos de cidadania foi um marco importante na minha vida profissional e pessoal. Permitiu-me reforçar elos importantes entre áreas do conhecimento -tantas vezes apartadas na nossa cultura- como a educação, a saúde mental e a ecologia. Uma experiência sem dúvida recomendável"