O que foi feito

Após a formação inicial dos agentes educativos na metodologia, o projeto arrancou nos 4 Agrupamentos de Escola parceiros a partir de Outubro de 2021.

Cada agrupamento escolheu o formato de envolvimento de jovens, que considerou mais útil ao seu contexto - por turma e/ou clube.

Em Fevereiro, realizou-se um encontro online onde os jovens envolvidos no projeto À volta das conversas, teve oportunidade de partilhar as suas ideias e participar ativamente e em conjunto com todos os agrupamentos envolvidos.

Com cada grupo de jovens foi:

- alinhado propósito;

- estabelecidos acordos de funcionamento,

- dinâmicas de grupo que possibilitaram conhecerem-se todos melhor,

- Reflexão sobre o que é o bem-estar

- Levantamento de pontos que trazem bem-estar e mal-estar às pessoas

- Categorização destes pontos em temáticas a trabalhar pelo grupo

- Propostas de ações a realizar conjuntas

- Planeamento e execução de ações associadas às temáticas definidas

- Celebração e avaliação conjunta das ações realizadas

Uma vez escolhidas as temáticas a trabalhar por cada grupo, estes jovens vão pesquisar, planear e executar ações, em resposta a essas mesmas temáticas.

  • Agrupamento de escolas Benfica

    - infraestruturas e equipamentos (escola)

    - Saúde mental, bem-estar e relações interpessoais

  • Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos

    - Meio ambiente / Violência e Maus tratos / relacionamentos e bem-estar / intervenção na comunidade

    -Influência / Inseguranças / Bem-estar /Respeito e Diversidade

  • Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo

    - Música / Animais e Natureza / Hobies /Desconfortos / Interações Sociais

    -Bem-estar Pessoal/ Bem-estar Social /Desconfortos / Escola / Tempos livres

    - Lazer /Desporto / Problemas da Sociedade (fome, guerra, racismo, homofobia) / Escola

  • Escola Agrícola D.Dinis - Paiã

    - desporto / arte e lazer / saúde e bem-estar / conquistas e ambições)

    - lazer / saúde – bem-estar / recuperação ambiental

Ações concretizadas

  • Agrp. de Escolas de Benfica

    - Banca do Clube no Dia da Escola - apresentação do Clube e diagnóstico/ levamento de ideias para as temáticas junto dos alunos da escola.

    - Conversas à Volta do Ensino Superior (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Artes Visuais, Ciências Socioeconómicas) com vista a:

    . diminuir o stress sobre percursos/escolhas de áreas/cursos (contexto pós 12º ano);

    . reduzir a ansiedade em relação à transição para o ensino superior;

    . conhecer histórias pessoais.

    - Idas às turmas de 9 ano, com os objetivos de:

    . partilhar as experiências percurso/ relacionais no secundário (relação professor – aluno e relações entre colegas);

    . sensibilizar para a cooperação e não para a competição.

    - Encontro sobre a saúde mental – Mentália – colaboração e apoio à realização de iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de Benfica associada à Saúde Mental:

    . dinamização de uma das conversas/conferências;

    . realização de pequenos vídeos e uma apresentação

    - Participação no encontro promovido pela Rede ANIMAR, testemunhando o seu envolvimento no projeto e explicando-o aos representantes das organizações participantes.

    - Apresentação do Clube

  • Agrp. de Escolas de Paço De Arcos

    - Apresentação de propostas às Direção de Agrupamento de Escolas sobre ações a ser consideradas pelo próprio agrupamento.

    - Elaboração de cartazes com frases inspiradoras (com reflexão em grupo ao longo de todo processo) e colocados em diferentes pontos da escola.

    - Reflexões e experiências em grupo na natureza.

    - Realização de vídeos em que questionavam as pessoas o que era para elas o bem-estar.

  • Agrp. de escolas Montemor-o-Novo

    - Sessão sobre Personalidade com psicóloga do Centro Juvenil da CMMN.

    - Passeio e piquenique no Half-Pipe.

    - Debates – adoção por casais do mesmo sexo; eutanásia.

    - Sessão informativa sobre os medos com psicóloga da Escola.

    - Ida ao parque urbano – realização de jogos de grupo.

    - Ida ao Castelo – com jogos.

    - Jogos coletivos e dinâmicas de grupo na escola.

    - Elaboração de letra de uma música sobre a adolescência.

    - Piquenique com um pequeno grupo de alunos, feito no local proposto pela turma.

    - Organização e visita ao Monte Selvagem – angariação de fundos, venda de rifas e sorteio do cabaz.

  • Escola Agrícola da Paiã:

    - Ação de limpeza

    - Atividades desportivas

    - Workshop sobre Educação Sexual

    - Manutenção de canteiros de plantas aromáticas

    -Organização e visita ao Monte Selvagem.

    - Almoço de angariação de fundos

    - Ação de team-buiding e Jantar convívio

O Projeto "À Volta das Conversas" faz uma forte aposta na capacitação de profissionais enquanto facilitadores de espaços sentidos como seguros que possibilitem a participação de Jovens.

Após a formação inicial de agentes educativos, que ocorreu em Junho e Julho de 2021, os agentes educativos selecionados pelos Agrupamentos parceiros iniciaram a implementação do projeto nos respetivos contextos. De forma a assegurar o melhor apoio a estes agentes educativos é-lhes disponibilizado:

  • Co-facilitação

    Co-facilitação da metodologia por parte de técnicos especialistas

  • Mentoria

    Um espaço online que fomenta a reflexão e a aquisição de competências que favorecem a integração da metodologia "Círculos de Cidadania", facilitando a sua implementação prática no âmbito do projeto.

  • Supervisão

    Um espaço online oportunidade para refletir em conjunto sobre a adolescência, as suas vicissitudes e caminhos, o que é expectável e o que levanta mais preocupações.