O que foi feito
Após a formação inicial dos agentes educativos na metodologia, o projeto arrancou nos 4 Agrupamentos de Escola parceiros a partir de Outubro de 2021.
Cada agrupamento escolheu o formato de envolvimento de jovens, que considerou mais útil ao seu contexto - por turma e/ou clube.
Em Fevereiro, realizou-se um encontro online onde os jovens envolvidos no projeto À volta das conversas, teve oportunidade de partilhar as suas ideias e participar ativamente e em conjunto com todos os agrupamentos envolvidos.
Com cada grupo de jovens foi:
- alinhado propósito;
- estabelecidos acordos de funcionamento,
- dinâmicas de grupo que possibilitaram conhecerem-se todos melhor,
- Reflexão sobre o que é o bem-estar
- Levantamento de pontos que trazem bem-estar e mal-estar às pessoas
- Categorização destes pontos em temáticas a trabalhar pelo grupo
- Propostas de ações a realizar conjuntas
- Planeamento e execução de ações associadas às temáticas definidas
- Celebração e avaliação conjunta das ações realizadas
Uma vez escolhidas as temáticas a trabalhar por cada grupo, estes jovens vão pesquisar, planear e executar ações, em resposta a essas mesmas temáticas.
- 
      
      
      
      
        Agrupamento de escolas Benfica- infraestruturas e equipamentos (escola) - Saúde mental, bem-estar e relações interpessoais  
- 
      
      
      
      
        Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos- Meio ambiente / Violência e Maus tratos / relacionamentos e bem-estar / intervenção na comunidade -Influência / Inseguranças / Bem-estar /Respeito e Diversidade  
- 
      
      
      
      
        Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo- Música / Animais e Natureza / Hobies /Desconfortos / Interações Sociais -Bem-estar Pessoal/ Bem-estar Social /Desconfortos / Escola / Tempos livres - Lazer /Desporto / Problemas da Sociedade (fome, guerra, racismo, homofobia) / Escola  
- 
      
      
      
      
        Escola Agrícola D.Dinis - Paiã- desporto / arte e lazer / saúde e bem-estar / conquistas e ambições) - lazer / saúde – bem-estar / recuperação ambiental  
Ações concretizadas
- 
      
      
      
      
        Agrp. de Escolas de Benfica- Banca do Clube no Dia da Escola - apresentação do Clube e diagnóstico/ levamento de ideias para as temáticas junto dos alunos da escola. - Conversas à Volta do Ensino Superior (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Artes Visuais, Ciências Socioeconómicas) com vista a: . diminuir o stress sobre percursos/escolhas de áreas/cursos (contexto pós 12º ano); . reduzir a ansiedade em relação à transição para o ensino superior; . conhecer histórias pessoais. - Idas às turmas de 9 ano, com os objetivos de: . partilhar as experiências percurso/ relacionais no secundário (relação professor – aluno e relações entre colegas); . sensibilizar para a cooperação e não para a competição. - Encontro sobre a saúde mental – Mentália – colaboração e apoio à realização de iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de Benfica associada à Saúde Mental: . dinamização de uma das conversas/conferências; . realização de pequenos vídeos e uma apresentação - Participação no encontro promovido pela Rede ANIMAR, testemunhando o seu envolvimento no projeto e explicando-o aos representantes das organizações participantes. - Apresentação do Clube 
- 
      
      
      
      
        Agrp. de Escolas de Paço De Arcos- Apresentação de propostas às Direção de Agrupamento de Escolas sobre ações a ser consideradas pelo próprio agrupamento. - Elaboração de cartazes com frases inspiradoras (com reflexão em grupo ao longo de todo processo) e colocados em diferentes pontos da escola. - Reflexões e experiências em grupo na natureza. - Realização de vídeos em que questionavam as pessoas o que era para elas o bem-estar. 
- 
      
      
      
      
        Agrp. de escolas Montemor-o-Novo- Sessão sobre Personalidade com psicóloga do Centro Juvenil da CMMN. - Passeio e piquenique no Half-Pipe. - Debates – adoção por casais do mesmo sexo; eutanásia. - Sessão informativa sobre os medos com psicóloga da Escola. - Ida ao parque urbano – realização de jogos de grupo. - Ida ao Castelo – com jogos. - Jogos coletivos e dinâmicas de grupo na escola. - Elaboração de letra de uma música sobre a adolescência. - Piquenique com um pequeno grupo de alunos, feito no local proposto pela turma. - Organização e visita ao Monte Selvagem – angariação de fundos, venda de rifas e sorteio do cabaz. 
- 
      
      
      
      
        Escola Agrícola da Paiã:- Ação de limpeza - Atividades desportivas - Workshop sobre Educação Sexual - Manutenção de canteiros de plantas aromáticas -Organização e visita ao Monte Selvagem. - Almoço de angariação de fundos - Ação de team-buiding e Jantar convívio 
O Projeto "À Volta das Conversas" faz uma forte aposta na capacitação de profissionais enquanto facilitadores de espaços sentidos como seguros que possibilitem a participação de Jovens.
Após a formação inicial de agentes educativos, que ocorreu em Junho e Julho de 2021, os agentes educativos selecionados pelos Agrupamentos parceiros iniciaram a implementação do projeto nos respetivos contextos. De forma a assegurar o melhor apoio a estes agentes educativos é-lhes disponibilizado:
- 
      
      
      
        
  
        Co-facilitaçãoCo-facilitação da metodologia por parte de técnicos especialistas 
- 
      
      
      
        
  
        MentoriaUm espaço online que fomenta a reflexão e a aquisição de competências que favorecem a integração da metodologia "Círculos de Cidadania", facilitando a sua implementação prática no âmbito do projeto. 
- 
      
      
      
        
  
        SupervisãoUm espaço online oportunidade para refletir em conjunto sobre a adolescência, as suas vicissitudes e caminhos, o que é expectável e o que levanta mais preocupações. 
 
                         
              
            