Círculos de Cidadania

 

A Between está empenhada em reunir condições para a promoção da participação cívica e o exercício da cidadania ativa dos indivíduos, em grande escala e com impacto.


Círculos de Cidadania” é uma metodologia que promove a organização de pessoas por áreas residenciais/localidades, tendo por mote os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas, de forma a contribuir para um mundo melhor. Considera que organizações baseadas na vizinhança são mais eficazes na garantia da inclusão de todos.

Desde 2018, temos vindo a apostar na sua implementação, nos contextos escolar e comunitário. Este trabalho teve como parceiro estratégico o Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE, que assegurou a avaliação da sua implementação e resultados.

A metodologia fortalece a Cultura Democrática e a Consciência Cívica na medida em que tem por base a promoção de uma consciência cívica, que valoriza o facto de fazermos parte de um mundo global e termos a responsabilidade de contribuir, na medida das nossas possibilidades, para o um desenvolvimento regenerativo. Tem subjacente o envolvimento e a responsabilização de todos. Promove o inter suporte e a resiliência. Desenvolve competências como a capacidade de escuta, perceção de divergências de pensamento, empatia e decisão por consentimento.


Ao se concentrar na participação cívica, os “Círculos de Cidadania” apoiam a organização de indivíduos e de comunidades locais para que possam agir de maneira comprometida, consciente e crítica, a fim de atender às suas necessidades, problemas e aspirações.
A metodologia utilizada inspira-se na utilizada pelos “Inclusive Neighbourhood Children's Parliament”, promovida pela organização NEIGHBORHOOD COMMUNITY NETWORK e iniciada na Índia pelo Padre Edwin Maria John em 1998.


Consiste em criar círculos onde as pessoas se envolvem ativamente no debate e procuram soluções para seus problemas. 


O seu funcionamento é regido por princípios da Sociocracia e as decisões são tomadas por consentimento.

Essa metodologia promove a construção de relacionamentos que permitem que também as crianças e jovens expressem os seus pensamentos, ideias e sentimentos. Permite ainda que as suas preocupações e opiniões sejam ouvidas, registadas e levadas em conta no nosso espectro social e político.

Com o contexto pandémico provocado pelo COVID 19, foi feita uma adaptação permitindo a sua aplicação também online.


Parceiros

Captura de ecrã 2021-09-30, às 13.46.54.png
Anterior
Anterior

À volta das Conversas

Próximo
Próximo

Conversas em Círculo